quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIDÁTICA: EXEMPLO DE PLANO DE AULA




AULA SOBRE FOTOSSINTETIZANTES



Assunto: Extrair dois pigmentos fotossintetizantes (clorofila e xantofila).


2) Relacionar estes pigmentos ao processo fotossintético.3) Reconhecer a importância da clorofila para absorção de luz.4) Identificar a presença de outros pigmentos nas folhas dos vegetais.



Comentário introdutório


A fotossíntese é o processo realizado pelos vegetais para obtenção de alimentos através da captura do CO2, H2O e energia solar; formando glicose, O2, e energia, conforme representa a equação abaixo:



Para tal processo se realizar é necessário a presença do pigmento (clorofila) que se localiza no interior da organela citoplasmática exclusiva dos vegetais, denominada cloroplasto, que absorverá a luz do ambiente realizando assim a reação química.




Materiais


· folhas de diferentes vegetais
· álcool
· éter ou gasolina
· algodão
· funil
· almofariz com pistilo
· béquer
· tubo de ensaio
· estante para tubos de ensaio
· proveta


Estratégias



1) Formar grupos de até cinco alunos e pedir para se organizarem em suas bancadas, caso haja um laboratório na escola. Caso contrário, os materiais deverão ser colocados em uma mesa.


2) Pedir para que peguem o almofariz coloquem as folhas a serem maceradas com álcool e, com o pistilo, iniciar o processo de triturar. Após triturar muito bem, os alunos deverão colocar o algodão dentro do funil e este no béquer.



3) Jogar a solução de álcool com folha triturada sobre o algodão filtrando a mistura.



4) Repita esse procedimento novamente.



5) Coloque a mistura na proveta, medindo a quantidade de líquido obtida.



6) Em seguida transfira o conteúdo para um tubo de ensaio.



7) Meça através da proveta o éter (ou gasolina), que deve ter o mesmo valor do líquido (álcool com folha). Acrescente ao tubo de ensaio. Agite bem.



8) Vale lembrar que os produtos álcool, éter e gasolina são inflamáveis e voláteis.



9) Observe a separação de misturas. Haverá a distinção da xantofila (pigmento amarelo) e clorofila (pigmento verde).



10) Realizar as anotações de procedimentos e resultados no caderno para elaboração de relatório.



Sugestões



O professor poderá realizar o procedimento com folhas de diferentes cores (amarela, roxa, verde), analisando o resultado obtido nos diferentes grupos.

Nenhum comentário: